Mostrando postagens com marcador festival. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador festival. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Pré programação do III Festival: idéias iniciais

O formato do Festival Ecológico de Pernambuco caracteriza-se por ser dinâmico, com várias atividades simultâneas para o público escolher e participar livremente: oficinas, palestras, exposições de fotos e arte com material reciclável, mostra de vídeos, apresentação cultural, bazar e gastronomia natural.


Este ano não será diferente, porém com um diferencial: este ano estaremos realizando uma edição especial comemorativa para os 30 anos da ASPAN, ONG idealizadora do evento e uma das entidades ambientalistas mais antigas do Brasil. Por isso, além das atividades de costume, o Festival encerrará com o lançamento de um livro sobre os bastidores dos 30 anos da ASPAN (maiores detalhes em breve). Além disso, serão discutidos diversos temas relevantes, tais como:


  1. A experiência das Escolas Mangue em Pernambuco

  2. Atuação do Ministério Público de Pernambuco na propositura e acompanhamento da Ação Civil Pública Ambiental na Comarca do Recife

  3. Ecovilas: experiências no Nordeste

  4. Estado dos recursos pesqueiros no Nordeste

  5. Experiências positivas de empreendimentos sustentáveis

  6. Impactos ambientais da atividade petroquímica em Pernambuco

  7. “Maquiagem verde”: o que é realmente o consumo sustentável?

  8. Meio ambiente, consciência e espiritualidade

  9. Meio ambiente e desenvolvimento social

  10. O movimento da alimentação viva no Brasil e seu impacto positivo no meio ambiente

  11. Os 30 anos da ASPAN

  12. Plantas medicinais, etnobotânica e preservação ambiental

  13. Políticas ambientais internacionais: o caso do Mercosul

  14. Poluição atmosférica na Região Metropolitana do Recife

  15. Questões éticas acerca da produção de carne e ovos de aves em Pernambuco

  16. Resíduos eletro-eletrônicos: problemática e destinação adequada

  17. Unidades de Conservação de Pernambuco: situação atual


Nesta fase inicial da formulação da programação, sugestoes de temas são muito bem vindos! Deixe seu comentário ao final do post ou mande um e-mail para festivalecologico.pe@gmail.com



terça-feira, 16 de dezembro de 2008

II Festival Ecológico de Pernambuco – Programação

Data: Domingo, 11 de novembro de 2007
Hora: 09:00 às 17:00 hs.
Local: FOCCA – Faculdade de Olinda
.
Sala I: Palestras

09:00 hs. Inclusão social e sustentabilidade - José Cardoso (MNCR)
10:00 hs. Cnidários: animais belos, importantes e perigosos - Fernanda Amaral (UFRPE)
11:00 hs. Aquecimento global - Adriano Batista Dias (FUNDAJ)
12:00 hs. Interfaces direito-meio ambiente - Maria Tereza Perez de Almeida (Advocacia da União)
--- intervalo---
14:00 hs. Contaminação por agrotóxicos em Pernambuco - Carlos André Cavalcanti (SERTA / AMA Gravatá)
15:00 hs. Panorama atual da gestão dos resíduos sólidos - Bertrand Alencar (CREA-PE)
16:00 hs. Transposição do Rio São Francisco: impactos sócio-ambientais - Alexandre Araújo (ASPAN)
.
Sala II: Palestras
10:00 hs. Refugiados ambientais e desenvolvimento sustentável - Clóvis Cavalcanti (UFPE / FUNDAJ)
11:00 hs. Incineração de lixo domiciliar: a pior alternativa para o século 21 no NE do Brasil - Rodolfo Aureliano (SECTMA)
--- intervalo---
13:00 hs. Ecossistemas do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha - Kyllderes Lima (LAR/UFRPE)
14:00 hs. Agrocombustíveis: ameaças e oportunidades - Heitor Scalambrini (Naper Solar / UFPE)
15:00 hs. Ecoturismo - Álvaro Maia (FOCCA)
16:00 hs. Verticalização e meio ambiente: o caso da Avenida Beira Rio - Alice Araripe (MGPA/UFPE)

Sala III: Palestras
10:00 hs. Etnoconhecimento e meio ambiente - Pedro Silveira (FUNDAJ)
11:00 hs. Mídia e meio ambiente - Rossini Barreira (ASPAN)
--- intervalo---
13:00 hs. Um olhar crítico sobre o mercado dos créditos de carbono - Silvia Picchioni (Fundação Esquel Brasil)
14:00 hs. A difusão dos alimentos orgânicos em Pernambuco - Silvia Sabadell (Comadre Fulozinha)
15:00 hs. A relação homem-ambiente na pedagogia Waldorf - Nazaré Fonseca (Pedagoga Waldorf)
16:00 hs. Diretos dos animais - Solange Santos (SEPRAFA)

.
Sala IV: Mostra de vídeos seguidos de debate
.
10:00 hs. Exibição do documentário Terráqueos (EUA, 2005, 108 min.)
Moderadores: Rossana Coelho (ASPAN), Jamile Mileipe (Especialista em bioética) & SEPRAFA
.
--- intervalo---
.
13:00 hs. Exibição do documentário Corporação (EUA, 2003, 145 min.), seguido da palestra
Consumo Crítico, Ético e Solidário: Caminhos para a Saúde Humana e Planetária
Palestrante: Thomas Enlazador (UFPE)
Moderador: Diego Freitas (PPGCP/UFPE)

Sala V: Mostra de vídeos seguidos de debate
.
10:00 hs. Exibição do documentário Quem Somos Nós? (EUA, 2004, 109 min.)
Moderadores: Valdir Luna (UFPE) & Degles Siquiera (ASPAN)
.
--- intervalo---
.
14:00 hs. Exibição do filme: Quanto Vale ou É por Quilo? (Brasil, 2005, 104 min.)
Moderadores: Tereza Barros (UFPE) & Glieldson Alves da Silva (MTNM)
.
Sala VI: Oficina e Debate
10:00-12:00 hs. Oficina sobre parto natural
Centro Ativo de Integração do Ser – CAIS do parto
.
--- intervalo---
.
15:00-17:00 hs. Debate sobre conscienciologia e meio ambiente
Márcio Alves (Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia – IIPC)
.
Sala VII: Oficina de arte
Oficina aberta de arte com material reciclável (PET)
Crustáceo de Ferro
Esta oficina será realizada das 09:00 às 17hs., atendendo o público continuamente
.
Sala VIII: Oficina de arte
Oficina aberta de arte com material reciclável
Ateliê Ziza Pantoja
Esta oficina será realizada das 09:00 às 17hs., recebendo grupos de cinco pessoas
.
Pátio & Corredores
Exposições de arte com recicláveis
Arte dos Cacos
Ateliê Ziza Pantoja
Crustáceo de Ferro
Lena Aguiar (artista plástica)
Maharama (roupas feitas à mão)
Sérgio Santos (móveis com madeira reutilizada)
Ubaias
.
Alimentação natural
Comadre Fulozinha - Lanches & produtos naturais orgânicos
Gokula - Alimentos naturais
Gorette Oliveira - Oficina-demonstração sobre alimentação viva (vegano-crudista)
Moá do Gergelim - Alimentação natural derivada de gergelim
Natupioca - Tapiocas integrais e saladas
.
Apresentações culturais
12:00 hs. Apresentação de percussão - Grupo Infantil Lata Velha
12:30 hs. Apresentação de mangue beat - Banda Djembolata
13:00 hs. Apresentação de dança popular regional - Grupo Cultural de Teatro e Dança Popular

.
Realização:
Associação Pernambucana de Defesa da Natureza – ASPAN
.
Apoio:
FOCCA – Faculdade de Olinda
Centro Ecumênico de Serviço – CESE
Rádio Nova Brasil FM
Centro Naturista Oásis Pernambucano – CENOPE
Construtora Camilo Britto
.
Voluntários (equipe de organização/apoio)
Adélia Oliveira, Alexandre Araújo, Alexandre Assis, Alexandre Moura, Ana Claudia Muniz, Andrea Steiner, Augusto Vital, Auri Ferreira, Bertrand Alencar, Darton Charles, Degles Siqueira, Flávia Leal, João Renato Amaral, Katiane Barros, Luciana Menezes, Luiz Fernando Guedes, Michele Midori, Rosana Alcântara, Rossana Coelho, Sandra Rivera, Silvia Picchioni, Suzy Rocha & Zenildo Cirino

Programações anteriores

Clique nos links abaixo para conhecer a programação das edições anteriores do Festival Ecológico de Pernambuco.

Sobre o blog

Este blog é uma iniciativa do Instituto Nova Ação. Tem por objetivo trazer informaçoes sobre o cenário sócio-ambiental do estado e divulgar o Festival Ecológico de Pernambuco. Queremos mostrar que Pernambuco tem sim um lado verde, bem como pessoas e iniciativas sérias para que este quadro fique cada vez melhor. Assim, traz entrevistas, reportagens, dicas e outras informações relevantes para sensibilizar o leitor e fazer cada um refletir sobre seu impacto no planeta e contribuir diariamente para tornar nosso estado mais verde.
.
Caso tenha sugestões para o blog (temas a serem abordados, experiências positivas, pessoas a serem entrevistadas, etc.), deixe seu comentário aqui ou escreva para nós (festivalecologico.pe@gmail.com).

Sobre o Festival

O Festival Ecológico de Pernambuco é um evento realizado anualmente pela Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (ASPAN), atualmente em parceria com o Instituto Nova Ação. Tem como característica o dinamismo de várias atividades acontecendo simultaneamente: oficinas, palestras, exposições de arte com material reciclável, mostra de vídeos, debates, bazar, apresentações culturais, alimentação natural, etc. É um espaço para todos os gostos, onde cada um faz sua própria programação.

O principal objetivo do festival é promover a sensibilização da população do estado em relação à temática sócio-ambiental, contribuindo para a compreensão da problemática ambiental, o engajamento em atividades e instituições que trabalham com a temática e a mudança de comportamento diante dos problemas ambientais.
.
Participe!